October 8, 2018
October 8, 2018
October 2, 2018
October 1, 2018
October 1, 2018
October 1, 2018
September 11, 2018
September 2, 2018
August 31, 2018
August 27, 2018
Posts Recentes
Posts Em Destaque
Coletivo EmbarcAção tem propostas de emenda à LDO aprovadas pela Câmara
June 30, 2017

O coletivo EmbarcAção, criado no âmbito do projeto REMA, enviou sete propostas de emenda para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, que foi votada na quarta-feira, 28 de junho, na Câmara dos Vereadores de São João da Barra. As propostas reivindicavam investimentos em Atafona e no 5º Distrito voltados para a manutenção dos ônibus escolares, a compra de ônibus para as linhas municipais, a pavimentação e manutenção de ruas e estradas do 5º Distrito, a construção de centros culturais públicos com bibliotecas, professores de dança, artes marciais, música, a construção de praças públicas com a realização de atividades esportivas e culturais, a coleta seletiva no município inteiro, além de um grande anseio da população de Atafona: a construção de barreiras de contenção para o mar.
Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores, além de uma proposta que um jovem do coletivo fez em seu próprio nome, por não ter sido tema de debate das visitas à comunidade nem do coletivo: a reforma da quadra do bairro da Água Santa.
A construção das propostas
Desde fevereiro, o Coletivo EmbarcAção tem se fortalecido junto à juventude das comunidades tradicionais de São João da Barra e apoiado seus processos de discussão e luta por melhorias no lugar onde vivem.
Como previsto em seu Projeto de Intervenção Socioambiental (PIS) de 2017, o grupo visitou Atafona e o 5º Distrito, comunidades priorizadas por terem boa parte da juventude em famílias ligadas à pesca artesanal e à agricultura familiar, que sofrem os maiores impactos da exploração de petróleo offshore. Essas visitas tiveram o objetivo de convidar novos jovens para somar forças com o coletivo, além de levantar e debater com eles as demandas que enxergam em suas comunidades.
Em Atafona e no 5º Distrito, visitadas entre março e junho, os jovens apontaram como principais demandas a falta de transporte público, o mau estado de estradas e a falta de lazer para a juventude, dentre outros. Alguns deles se motivaram o suficiente com o debate para se juntar ao coletivo e desde então têm participado de outras atividades do REMA.
Atentos ao prazo de envio de documentos com sugestões de emendas à LDO para 2018, conseguiram protocolar um documento na Câmara dos Vereadores com as demandas levantadas nas comunidades, que foram todas aprovadas.
Audiência pública e Conselho Municipal de Transportes
Além da votação da LDO, o coletivo participou de uma audiência pública da Prefeitura na segunda-feira, 26 de junho, para discutir as linhas de ônibus do 5º Distrito, e convidou a prefeita Carla Machado a colaborar com a criação de um Conselho Municipal de Transportes na cidade, para facilitar o diálogo da população com o poder público na hora de apontar problemas e pedir melhorias. A prefeita respondeu animada que tem interesse na ideia.

O grupo está muito contente com os resultados e ansioso para as próximas etapas do processo, pois sabe que esse é apenas o primeiro passo para que as demandas e os direitos dos jovens sejam garantidos.


