October 8, 2018
October 8, 2018
October 2, 2018
October 1, 2018
October 1, 2018
October 1, 2018
September 11, 2018
September 2, 2018
August 31, 2018
August 27, 2018
Posts Recentes
Posts Em Destaque
Juventude de Itapemirim ocupa praça para divulgar e reivindicar direitos
December 21, 2017
O Coletivo de Jovens Rede Cultural, assim como os outros Coletivos do projeto REMA, escreveu no início do ano um Plano com ações para intervir em seu território. Esperamos e trabalhamos muito por uma ação em especial: o Fórum Comunitário de Juventude – que foi resultado de uma ação em rede entre nosso coletivo e o coletivo de São João da Barra – EmbarcAção.
O Fórum Comunitário da Juventude é um espaço pensado para os jovens do Coletivo e do município debaterem os temas mais importantes de seu cotidiano. Esses temas foram escolhidos pelos próprios jovens de Itapemirim, para isso, realizamos entrevistas no mais diversos lugares, como praças e escolas. Os temas propostos pelos jovens foram: racismo, homofobia, mobilidade urbana e machismo.
Como debater tanta coisa importante em um curto espaço de tempo? Como falar sobre tudo isso de maneira jovial e ainda conseguir mostrar sua importância? Decidimos convidar pessoas que vivem isso todos os dias e não só falarmos através de pesquisas e da linguagem acadêmica, mas também através de vivências. Foi assim que entramos em contato com os convidados do Fórum:
Brenda Kelves, militante que trabalha com mulheres a pauta de gênero e a questão racial. Carlos Abelhão, militante, atua em conselhos de juventude e luta pela mobilidade urbana em seu território. Hugo Tomé, que nos trouxe um pouco de sua experiência com organização da juventude e periferia. Fael Borges, Elias Monteiro e Paulo Viana nos apresentando questões LGBT e Juventude.Além disso, tivemos representantes do Coletivo de jovens em Conexão Ambiental, também do projeto REMA.
Nosso Fórum também teve dança, poemas, SLAM e rap. Jovens da comunidade pediram para participar desse momento e se interessaram pelo que era o projeto, o que fez com que o evento também servisse para mobilizar.
Depois de uma tarde debatendo os direitos da juventude por tantas frentes, saímos com muitos contatos e com ânimo e ideias para um novo Plano de Ação do coletivo.


